Hoje falaremos sobre dois picos fantásticos no Rio de Janeiro: a Vista Chinesa e o Mirante Dona Marta. Um passeio magnífico com visuais deslumbrantes e que sempre nos rende ótimos momentos e belíssimas fotos. E o melhor de tudo é que não precisa fazer trilhas e é de graça!

Mirante Dona Marta
Mirante Dona Marta

Este trajeto é uma ótima oportunidade para vislumbrar as maravilhas da Cidade Maravilhosa de cima. Você se depara com incríveis vistas da zona sul e da zona norte da cidade. Por morarmos próximo do bairro Horto, começamos o passeio por lá. Pegamos o carro, passamos pelo Jardim Botânico e seguimos caminho.

Vista Chinesa - Mirante Dona Marta
Vista Chinesa – Dona Marta

Veja + fotos do Mirante Dona Marta.

Ao entrarmos na estrada da Vista Chinesa já podemos sentir a mudança de clima, a mata circunda toda a estrada. Logo no início tem uma guarita do Parque Nacional da Tijuca onde é possível pegar algumas informações. Seguindo a estrada, não muito longe da guarita, tem uma cachoeira a nossa direita. Uma delicia! Uma trilha curta, de mais ou menos 15min, leva a mais 3 poços, sendo o último um “chuveiro” refrescante. Voltando à estrada seguimos rumo a Vista Chinesa.

Cachoeira do Horto
Cachoeira do Horto

Construído entre 1902 e 1906, para prestar homenagem aos chineses que trouxeram o cultivo do chá para o Brasil no século XIX. Em estilo oriental, o mirante da Vista Chinesa proporciona deslumbrantes paisagens da Lagoa Rodrigo de Freitas, das praias da zona sul do Rio de Janeiro e do Morro Dois Irmãos e da Favela do Vidigal.

Vista Chinesa
Vista Chinesa
Vista Chinesa
Vista Chinesa
Vista Chinesa
Vista Chinesa

Leia Também:
– Forte do Leme: Um Passeio Histórico e Ecológico
– Cabo Polonio: O Paraíso Perdido no Uruguai
– Praias da Zona Sul do Rio de Janeiro

Depois da Vista Chinesa, passamos na Mesa do Imperador, um lugar onde Don Pedro II recebia visitas constantes. E seguimos para a estrada das Paineiras. Cheia de pequenos mirantes, com uma vegetação rica, a estrada dá acesso ao Cristo Redentor, um dos mais conhecidos cartões postais do Rio de Janeiro. Como não era nossa intenção ir ao Cristo, continuamos para o mirante Dona Marta

Mirante Dona Marta
Mesa do Imperador
Mirante Dona Marta
Mirante Dona Marta

Localizado a 364 metros de altitude, em cima da favela Santa Marta, o visual do mirante Dona Marta é tão impressionante quanto do Cristo Redentor. Com sua posição geográfica privilegiada, temos uma vista detalhada da Cidade Maravilhosa. São cenários incríveis como a Urca, a praia de Botafogo, do Flamengo, além do Pão de Açúcar, o Maracanã e toda a Baía de Guanabara.

Veja + fotos do Mirante Dona Marta.

Mirante Dona Marta
Mirante Dona Marta
Mirante Dona Marta
Mirante Dona Marta – Maracanã
Mirante Dona Marta
Mirante Dona Marta

Para os mais aventureiros, é possível fazer este trajeto de bicicleta, porém é aconselhável que esteja em plena forma física, pois são mais de 25km com muitas subidas. Outra dica legal, para quem gosta de skate, há vários picos neste caminho para praticar o esporte. É uma estrada bem movimentada, principalmente nos finais de semana, quando a estrada das Paineiras é fechada, não sendo possível o acesso ao Cristo por ela. Porém, para chegar ao Mirante Dona Marta, basta seguir pela estrada de Sumaré. Não tem erro! A estrada é bem sinalizada, com várias guaritas e placas de informação.

Veja + fotos do Mirante Dona Marta.

Para saber mais informações sobre a Vista Chinesa, a Mesa do Imperador, do Cristo Redentor e do Mirante Dona Marta, entre no site do Parque Nacional da Tijuca. Se ficarem com dúvidas e se quiserem mais algumas dicas fale com a gente! Não deixe de nos acompanhar pelo Facebook, Twitter e Instagram!

Beijos e abraços.

CsV

Author

Designer, blogueiro e empreendedor por natureza, sou amante de fotografia, viagens e da boa culinária. Após meu primeiro intercâmbio, criei uma paixão por viagens. De lá pra cá foram 2 mochilões, 15 países conhecidos, fora as viagens no Brasil. Fascinado por experimentar novos sabores, adoro combinar e inventar novas receitas.

6 Comments

  1. Fala amigão, enquanto a segurança? Favela santa marta é tranquilo?

    • Fala aí Matheus, tudo bem? Então, a favela Santa Marta foi a primeira favela pacificada do Rio de Janeiro. Logo ela já vem recebendo um grande número de turistas a muito tempo, sendo sempre policiada. Dá uma olhada nesse nosso post de lá: http://casalsoviagem.com/favela-santa-marta-e-laje-do-michael-jackson/

      Porém, para se acessar o Mirante Dona Marta, não é preciso passar pela favela. O acesso se faz pelo mesmo caminho que leva ao Cristo Redentor. Bem acho que é isso. Se tivr mais alguma dúvida é só perguntar. 😉

  2. Ola Thiago, você fez esse trajeto de Automóvel, van ou de qual maneira, sabe se consigo vans para umas 35 pessoas? obrigado

    • Oi Rômulo tudo bem? Então, nós fizemos de carro. Mas se você quiser alugar uma van, é possível sim. O ideal é que você fale com o guia Gustavo Faro (super recomendamos). Ele é muito atencioso e super gente boa. Só falar o que você quer conhecer e para quantas pessoas que ele montará um tour bem bacana, com toda tranquilidade e segurança para vocês. O contato dele é: 021 986631684.

      Espero ter ajudado. Se tiver alguma outra dúvida é só perguntar. 😉

  3. Oi, vocês fizeram o reteiro da vista chinesa para o mirante dona marta por dentro da floresta da tijuca? Quanto tempo dura esse trajeto? Fiquei na dúvida se vale mas a pena ir por esse caminho ou ir na vista chinesa a partir do jardim botanico e em outra hora ir no mirante dona marta a partir do cosme velho.

    • Oi Rebeca, tudo bem? Então o trajeto dura mais ou menos 1 hora. É muito lindo, mas o ideal é ser feito em dia de semana, pois nos finas de semana a estrada das paineiras fica fechada por causa do crist. Ai é necessário pegar uma estrada que segue por cima das paineiras, muita gente também faz esse caminho, mas não é tão seguro quanto o outro. Realmente é mais rápido conhecer os dois por baixo, subindo a Vista Chinesa, e depois o Mirante Dona Marta pelo Cosme Velho, mas o outro passeio é encantador.

      Espero ter ajudado, se tiver mais alguma dúvida é só perguntar. 😉

Deixe seu comentário: