Não dá pra você perder essa oportunidade incrível. Hoje iremos te passar a dica da vez, e você certamente não vai se arrepender!

Estamos falando de uma das paisagens mais bonitas do mundo e de um lugar cada vez mais procurado na cidade do Rio de Janeiro: Morro do Vidigal. Uma favela situada entre os bairros do Leblon e São Conrado na Zona Sul do Rio de Janeiro. É dentro dela que sai a trilha Morro Dois Irmãos.

O Vidigal ganhou esse nome em referência ao ex-comandante da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro no século XX, o major Miguel Nunes Vidigal, que devido aos seus serviços, recebeu de presente dos monges beneditinos, em 1820, um terreno ao pé do Morro Dois Irmãos, o qual foi ocupado por barracos a partir de 1940.  Essa comunidade, pacificada desde 18 de janeiro de 2012, desperta a curiosidade de muitos na cidade, inclusive a nossa.

Veja + fotos da Trilha Morro Dois Irmãos.

Quem quiser subir um dos morros mais famosos da cidade maravilhosa deve pegar um taxi ou um ônibus que te deixe no pé da comunidade, na UPP que fica na parte baixa do morro. Saindo de Copacabana os ônibus que te deixarão lá são 557, 382, 360, 177. Saindo da Barra da Tijuca, 525, 2334, 2338, 360. Saindo do Centro do Rio 2334, 177, 2335. (Esses são apenas algumas linhas que encontramos, devem existir mais!)

Chegando lá, vários mototaxis estarão a sua disposição para te deixar bem no início da trilha Morro Dois Irmãos. Taxis também podem te deixar lá, porém com menos agilidade e te deixam em um lugar um pouco mais distante. Devido as ruas apertadas, os carros muitas vezes precisam dar ré para outros passarem, isso atrasa a subida de carros e caminhões, e isso pro motociclista não é problema! Por isso recomendo subir de mototaxi mesmo… Posso dizer que as leis da física foram contrariadas, e dois corpos ocupam sim o mesmo espaço rs! Vale a pena a bagatela de 10 reais pra já começar a subida com aventura. O meu piloto em particular ainda me deu uma aula de história do Vidigal, que adorei saber. Mostrando os pontos e picos do morro e indicando um restaurante para o almoço pós-trilha.

O tempo que levamos do pé da trilha até o topo do Morro Dois Irmãos foi de 40 minutos, calculamos a média de 30 minutos à 1 hora, pois o tempo pode variar muito dependendo do condicionamento físico de cada um.

O Casal - Topo do Morro Dois Irmãos- Vidigal
O Casal – Topo Morro Dois Irmãos- Vidigal
Galera na Trilha Morro Dois Irmãos
Galera na Trilha Morro Dois Irmãos

trilha Morro Dois Irmãos é íngreme, mas não é muito difícil. Quando você vai se aproximando do topo a mata se fecha e os galhos podem incomodar os mais delicados.

Veja + fotos da Trilha Morro Dois Irmãos.

Contemplamos a vista por uma hora e quando começou a ficar muito cheio, nos preparamos pra descer. Sempre a trilha fica muito cheia aos sábados e domingos, então quem puder ir fora desses dias vai pegar um paraíso particular.

Lais e Ana - Trilha do Morro Dois Irmãos
Lais e Ana – Trilha Morro Dois Irmãos

Os mais desajeitados devem ter cuidado principalmente na descida, existem partes que não são muito seguras, principalmente pela quantidade de visitantes que às vezes acabam interditando a passagem (engarrafamento de pessoas).

Veja + fotos da Trilha Morro Dois Irmãos.

Saímos da trilha Morro Dois Irmãos e fomos até o restaurante indicado pelo motoqueiro. E aí a surpresa: conhecemos Bar da Laje!

Bar da Laje - Vidigal
Bar da Laje – Vidigal
Vista Bra da Laje - Vidigal
Vista Bra da Laje – Vidigal

Leia Também:
– Parque Penhasco Dois Irmãos
– O Espetacular Mirante da Pedra Bonita
– 2 Fantásticos Picos do Rio de Janeiro: Vista Chinesa e Mirante Dona Marta

Um ambiente extremamente aconchegante no meio da favela do Vidigal. Sua arquitetura mistura o luxo com o rústico. Muito da decoração é feita a partir de materiais recicláveis, como os confortáveis sofás de palets. Realmente um achado e tanto. O bar foi inaugurado em maio desse ano, e por sorte estavam inaugurando o evento “Feijoada Da Laje”, que tem tudo pra virar sensação: cerveja gelada, música boa, um visual de arrasar, pessoas bonitas, simpáticas e muito animadas. O samba do Grupo Improviso Certo animou ainda mais a tarde.

Grupo Improviso Certo - Vidigal Bar da Laje
Grupo Improviso Certo – Vidigal Bar da Laje

Às 15h a feijoada foi servida (e muito bem servida) com arroz, couve, farofa e laranja. Ainda de sobremesa um docinho de abóbora. O preço do evento foi de 60 reais, sendo 30 da feijoada e 30 para consumação. Os drinks artesanais da casa são um sucesso a parte, preparados por um cara gente fina, que nós esquecemos de pegar o nome…

Veja + fotos da Trilha Morro Dois Irmãos.

O que era pra ser uma manhã no Vidigal virou um dia. Descemos a pé já ao anoitecer e pegamos um taxi na Av. Niemayer. Depois dessa experiência incrível… Da favela não saio nem morta!

Não deixem de nos acompanhar no Facebook, Twitter e Instagram para saber das novidades.

Vidigal anoitecendo - Bar da Laje
Vidigal anoitecendo – Bar da Laje

Salve Vidigal!

Beijos e abraços.

CsV

Author

Carioca da clara, essa taurina apaixonada por design e mídias sociais é curiosa por natureza e analisadora de pessoas por mania. Ama se comunicar e viajar (para qualquer lugar que seja), de comer bem, de moda e principalmente de gente.

7 Comments

  1. Obrigada Thiago! Era exatamente isso que eu precisava ler! Super estimulada para realizar esse passeio lindo. Abs

  2. Parabéns pelo excelente blog! Gostaria de saber se vocês pagaram alguma empresa para levá-los até o topo do Morro. Vi algumas empresas (como a Rio eXtreme) cobrando a bagatela de aproximadamente R$200,00. Grato pela atenção e boa viagem sempre!

    • Oi Vinicius, muito obrigado pelo apoio. Então nós fomos por conta própria mesmo e lhe garanto que é muito tranquilo. Como falamos no post, é só pegar um ônibus ou taxi que te deixe na entrada da favela do vidigal. Logo na entrada você verá uma praça com um posto da UPP, pode assustar um pouco no início, mas é super tranquilo e seguro. Do lado do posto da polícia é de onde saem os mototaxis e as vans que te levam até a trilha. A moto é mais rápida e te deixa realmente no pé da trilha. Depois é so seguir o caminho pela mata que é muito bem marcado. No final de semana a trilha esta sempre cheia, é muita gente subindo e descendo o dia todo. Não tem erro! Não tem como se confundir, é só seguir a trilha aberta na mata. Se tiver dúvidas, não hesite em pedir informações à população, que é muito atenciosa para atender ao turista. O Vidigal é uma favela que vem sofrendo uma especulação imensa. Já há muitos albergues no alto do morro e muitos turistas vivendo na favela diariamente. O local atualmente é bem seguro. O melhor a fazer é juntar um grupo e ir por conta própria mesmo. Foi o que fizemos, ninguém nunca havia estado lá antes. Espero que tenha ajudado e lhe estimulado. Realmente vale a visita, a vista é incrivel. Se tiver qualquer outra dúvida é só perguntar.

      Abs

  3. Ana Flávia Reply

    Realmente lugar incrível!!! O post está ótimo, parabéns!!

Deixe seu comentário: