Nosso quarto post sobre as praias do Rio de Janeiro, irá mostrar mais três belas praias da Zona Oeste do Rio de Janeiro. Por serem umas das praias mais distantes do Rio de Janeiro, sendo ainda pouco exploradas pelos turistas, resolvemos fazer um post a parte para essas beldades:

Prainha

Prainha
Prainha
Prainha
Prainha

Um santuário ainda preservado, a Prainha possui uma rica beleza natural. Cercada por morros cobertos de Mata Atlântica, a Prainha, com suas águas cristalinas e boas ondas, é a praia do Rio de Janeiro mais procurada pelos surfistas. Suas areias claras de aproximados 700 metros de extensão, de vez em quando ficam tomadas para receber campeonatos de surfe.

Localizada entre os bairros do Recreio dos Bandeirantes e Grumari, a Prainha está situada numa área de proteção ambiental, sendo proibido qualquer tipo de construção, além das já existentes. Seu acesso se faz pela Avenida Estado da Guanabara (única via que margeia a Prainha). A infraestrutura é muito pequena. Além de contar com um estacionamento, este pedacinho do paraíso também possui dois quiosques que servem açaí, sucos e sanduíches e abriga o Parque Natural Municipal da Prainha.

+ Fotos da Prainha, Grumari e Barra de Guaratiba.

Não há de linhas de ônibus que passem na prainha. É necessário pegar algum ônibus que te deixe na estrada do Pontal e subir a estrada até a Prainha. As linhas 818 e 880 te deixam o mais próximo da estrada. Aos finais de semana e feriados, existe o Surf Bus. Um ônibus que passa por todas praias do Rio de Janeiro indo até a Prainha. Se não me engano o valor é R$10,00 somente a ida. Para mais informações ligue: (21) 3546-1860.

Grumari

Grumari
Grumari
Grumari
Grumari

Leia Também:
– Praias Selvagens do Rio de Janeiro
– Praias da Zona Sul do Rio de Janeiro
– Praias da Zona Oeste do Rio de Janeiro

Extensa e bem afastada do Centro do Rio de Janeiro, a praia de Grumari, assim como a Prainha, se encontra numa reserva ambiental. Cercada por costões e morros com vegetação de restinga, a praia é o paraíso para os amantes de natureza e principalmente para os surfistas. Seu mar com águas limpas e transparentes proporciona ótimas ondas.

Em suas areias limpas e douradas, encontra-se uma pequena infraestrutura para atender aos frequentadores. E no canto esquerdo da praia, está localizada a praia naturalista de Abricó. Com 1 km de extensão, o nudismo só é praticado nos 300 metros finais, a parte mais selvagem e cercada por pedras.

+ Fotos da Prainha, Grumari e Barra de Guaratiba.

O acesso a praia de Grumari se faz pela mesma avenida que leva a Prainha, basta continuá-la por mais alguns minutos. Para quem vai de ônibus é bem complicado. É preciso pegar um ônibus sentido campo grande e saltar na estrada Roberto Burle Marx (saindo da Zona Sul, o melhor ônibus é o 2334). Depois você deve seguir pela estrada no ônibus 867 em direção a Barra de Guaratiba, saltar próximo do número 7800 e pegar a Estrada de Grumari a sua esquerda por aproximadamente 3 km. Uma boa caminhada!

Barra de Guaratiba:

Barra de Guaratiba
Barra de Guaratiba
Barra de Guaratiba
Barra de Guaratiba

Localizada no bairro Barra de Guaratiba, é a praia mais distante do centro do Rio de Janeiro. O bairro faz divisa com a restinga de Marambaia (área da Marinha brasileira) e é uma região onde a natureza é muito rica e guarda belezas intocadas como as praias Selvagens do Rio de Janeiro. Barra de Guaratiba, serve de moradia para muitos pescadores, logo, sua praia de mar calmo e propício para banho possui diversos barcos atracados, o que dá um charme ainda maior ao bairro.

A orla da praia da Barra de Guaratiba é cercada por várias casas e ótimos restaurantes  e bares especializados em frutos do mar fresquinhos. Super recomendamos o restaurante Garota de Guaratiba, a comida é uma delícia e o preço muito bom. O Restaurante funciona de terça a domingo de 11:30 as 23:30. Para saber mais informações ligue: (21) 2410-0698.

+ Fotos da Prainha, Grumari e Barra de Guaratiba.

O acesso a Barra de Guaratiba é feito de duas maneiras. A primeira é mais lenta, porém é a mais bonita e a que recomendamos. Seguir pro toda orla da Zona Oeste do Rio de Janeiro, e depois pegar a Avenida Estado da Guanabara, passando pela Prainha e por Grumari. Descer a estrada Burle Marx sentido Barra de Guaratiba. A outra maneira é seguir direto pela Avenida das Américas até a estrada Burle Marx. De ônibus deve fazer o mesmo trajeto que para Grumari, porém saltar no ponto final do ônibus 867.

Como vocês perceberam, o acesso a essas três belas e distantes praias é meio complicado para quem está sem carro. Mas posso garantir a vocês, vale muito a pena conhecê-las. O melhor a se fazer é contratar um guia que te leve de carro e te mostre todas essas belezas, recomendamos nosso amigo Gustavo Faro. Em seu tour, além de passar por toda da zona oeste e mais essas 3 lindas praias, vocês ainda tem a opção em conhecer as magníficas praias selvagens do Rio de Janeiro. Um passeio fantástico que contaremos em nosso próximo post sobre a Cidade Maravilhosa. Para mais informações ligue para o Gustavo (21) 2256-1005 ou entre em seu site.

Não deixe de nos acompanhar no Facebook, Twitter e Instagram para saber das novidades.

Beijos e abraços.

CsV

Author

Designer, blogueiro e empreendedor por natureza, sou amante de fotografia, viagens e da boa culinária. Após meu primeiro intercâmbio, criei uma paixão por viagens. De lá pra cá foram 2 mochilões, 15 países conhecidos, fora as viagens no Brasil. Fascinado por experimentar novos sabores, adoro combinar e inventar novas receitas.

Deixe seu comentário: