Seguindo nossa série de posts sobre as praias do Rio de Janeirofalaremos mais sobre a orla costeira da Zona Sul da cidade.
Apesar das praias do primeiro post também pertencerem a Zona Sul, sua costa é banhada pela Baía de Guanabara, não sendo próprias para banho. Já estas outras, além de lindas, são ótimas para um mergulho.

Praia do Leme:

Praias do Rio de Janeiro
Praia do Leme

Uma praia boa e charmosa. Embora não frequentemos muito (por ser longe da nossa casa), achamos uma boa opção pra quem gosta de relaxar numa praia vazia. A praia é uma continuação de Copacabana, porém mais tranquila. Frequentada a maior parte do ano por moradores, suas águas são calmas e convidativas para um mergulho. A praia é situada ao lado de uma pedra que, vista de cima, tem formato de um leme, por isso o nome do bairro. Nesta pedra esta o Caminho dos Pescadores, um local de pesca que leva ao Mirante do Leme. Já em seu topo, se encontra o Forte Duque de Caxias, mais conhecido como Forte do Leme, de onde é possível ter uma vista privilegiada de outras praias da Zona Sul do Rio de Janeiro.

Praia de Copacabana

+ Fotos das praias da Zona Sul do Rio de Janeiro.
Praia de Copacabana

Entre todas as praias do Rio de Janeiro, é a mais visitada. Uma da praias mais famosa do mundo, a “Princesinha do Mar”, possui faixas de areias largas e um calçadão maravilhoso. Com sua orla repleta de hotéis, quiosques e restaurantes, Copacabana é acostumada a receber grandes eventos como shows e o réveillon. Apesar de estarmos sempre passeando por seu calçadão, ou em algum de seus quiosques (gostamos muito do quiosque “Praia Skol“, cerveja barata e bons petiscos), não frequentamos a praia em si. Por ser muito famosa, a praia vive cheia, mas é uma delícia. O mar é calmo e ótimo para um mergulho. No final da praia, se encontra o Forte Copacabana. Construído no século XIX, o forte é hoje uma casa de cultura.

+ Fotos das praias da Zona Sul do Rio de Janeiro.

Praia do Arpoador / Praia do Diabo

Praias da Zona Sul do Rio de Janeiro
Praia do Arpoador

Esta é uma das praias da Zona Sul do Rio de Janeiro que mais gostamos. Frequentada por surfistas, o Arpoador é uma continuação da praia de Ipanema. Possui um calçadão com ótima infraestrutura, além de um belíssima pedra, de onde é possível ver um por do sol cinematográfico. Um passeio que vale muito a pena (sempre costumamos fazer). Além do visual estonteante, a pedra do Arpoador, divide o Arpoador da praia do Diabo. Uma pequena praia de mar aberto, que na maré alta, tem sua faixa de areia coberta pelas águas. Mas na maré baixa, se torna uma praia deliciosa. A praia do Diabo tem uma praça, onde costuma ter músicas e luaus, no verão. Sempre muito animados, vale a pena conferir.

Praia de Ipanema

Praias da Zona Sul do Rio de Janeiro
Praia de Ipanema

Na nossa opinião é a praia mais charmosa do Rio de Janeiro, e também uma das que mais frequentamos. Seu por do sol é tão magnífico quanto ao do Arpoador, e no verão a galera costuma aplaudi-lo. Uma praia inspiradora e tema de várias músicas, Ipanema é frequentada pelo mais diverso publico. Sua areia e seu calçadão vivem cheios, principalmente de pessoas praticando esportes. A altinha (jogo de não deixar a bola cair sem usar as mãos)  domina a praia. No verão, tem momentos que a faixa de areia fica tomada por grupos praticando o esporte. Sempre que vamos a Ipanema, costumamos ficar na barraca do “Aleido e Jú“, próxima ao posto 9, em frente a rua Joana Angélica. Fica a dica. Ótimo atendimento e ainda aceita cartão.

+ Fotos das praias da Zona Sul do Rio de Janeiro.

Praia do Leblon

Praias da Zona Sul do Rio de Janeiro
Praia do Leblon

Atualmente, por ser a praia mais próxima da nossa casa, é a que mais frequentamos. Uma continuação da praia de Ipanema, o Leblon é ótimo para famílias. Entre o posto 11 e o posto 12 se encontra o “baixo bebe”. Uma área cercada, com fraldários e brinquedos destinados a crianças. Nesta altura da praia também é possível alugar piscinas plásticas. Ficamos sempre na barraca da Ana (do lado do baixo bebê). Possui um ótimo atendimento e também aceita cartão de crédito. A praia acaba nos penhascos da Av. Niemeyer, onde está situado o Mirante do Leblon (foto). O Mirante possui uma boa infraestrutura de banheiros e quiosques, além de ter uma belíssima vista das praias do Leblon, Ipanema e Arpoador.

Praia de São Conrado

Praias da Zona Sul do Rio de Janeiro
Praia de São Conrado

São Conrado é o último bairro da Zona Sul do Rio de Janeiro, na divisa com a zona oeste. É passagem para quem quer conhecer as praias da Zona Oeste. Sua praia é o ponto de chegada para quem deseja pular de asa delta, ou simplesmente deslumbrar o visual da Pedra Bonita. Apesar de o bairro de São Conrado ser de classe alta, as areias douradas de sua praia são bem democráticas. Podem-se ver moradores da Rocinha convivendo em harmonia com os moradores dos condomínios de classe alta. Seu mar azulado é bom para a prática de surfe. Nós nunca frequentamos a praia de São Conrado, porém um passeio por sua orla é muito gostoso. Cercada de prédios de alta classe, hotéis e um clube de golf, a beira mar da praia é uma delícia. Com seu calçadão repleto de árvores, sempre encontramos uma boa sombra para descansar e apreciar a vista do mar.

No próximo post sobre as praias do Rio de Janeiro, contaremos sobre as praias da Zona Oeste. Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram para não perder as novidades.

Beijos e abraços.

CsV

Author

Designer, blogueiro e empreendedor por natureza, sou amante de fotografia, viagens e da boa culinária. Após meu primeiro intercâmbio, criei uma paixão por viagens. De lá pra cá foram 2 mochilões, 15 países conhecidos, fora as viagens no Brasil. Fascinado por experimentar novos sabores, adoro combinar e inventar novas receitas.

3 Comments

  1. Os comentários estão ótimos. Só uma ponderação. A Praia Vermelha na Urca e a do Leme por incrível que pareça são as mais limpas da Zona Sul do Rio. A praia do Leblon está constantemente imprópria, embora isso não tire a beleza da praia e do seu mar. Basta entrar no site do INEA e constatar tais fatos. Abraços!

    • Oi Hugo, muito boa sua informação. Nós realmente não sabíamos disso. Adoramos a praia do Leme, mas para ser sincero nunca pegamos praia na Praia Vermelha, por acharmos que suas águas não fossem tão limpas. Vamos passar a dar mais atenção a essas praias. Abraços

  2. Difícil dizer qual dela é mais bela, mas Copacabana é maravilhosa, não por ser a mais famosa, mas sua extensão, em forma curva, vista do alto fica ainda mais linda.
    Abraço!

Deixe seu comentário: