Uma dica de passeio no Rio de Janeiro muito bacana e pouco explorada é o Forte Duque de Caxias, mas conhecido como Forte do Leme. Diferentemente do Forte de Copacabana, que é um dos cartões postais da Cidade Maravilhosa, o do Leme, para muitos, não passa de uma bandeira fincada no alto do morro.

Morro do Leme
Morro do Leme

Leia Mais:
– Parque Penhasco Dois Irmãos
– 2 Picos do Rio de Janeiro: Vista Chinesa e Mirante Dona Marta
– O Espetacular Mirante da Pedra Bonita

Situado no topo do Morro do Leme, o Forte Duque de Caxias é uma das antigas fortalezas da cidade. Sua primeira construção foi entre os anos de 1776-1779, na época do Império, e era conhecida como Forte da Vigia. Após a Proclamação da República passou a se chamar Forte do Leme, sendo reconstruído entre 1913-1919. Em 1935, Getúlio Vargas assinou um decreto, mudando o nome para Forte Duque de Caxias, em homenagem a Luís Alves de Lima e Silva, um dos mais importantes militares na época do Império.

Após ser fechado em 1965, o Forte do Leme passou por uma revitalização em 2009 e reabriu para visitação em 2010.  Por ser localizado numa área cercada por mata densa e muita vegetação, com paisagens deslumbrantes, a visita ao Forte do Leme, além de ser um passeio histórico, também é um programa ecológico.

Veja + fotos do Forte do Leme/Forte Duque de Caxias.

Sua entrada fica no final do bairro do Leme, na Praça Almirante Júlio de Noronha. Basta seguir na Avenida Atlântica que margeia toda a praia de Copacabana e do Leme até o final. Você chegará à praça onde fica o Centro de Estudos e Pesquisa (CEP) do Exército. É cobrada uma entrada de R$ 4,00. O Forte do Leme fica aberto de terça a domingo de 09h30 as 16h30, exceto em dias de chuva.

Estátua do Duque de Caxias
Estátua do Duque de Caxias
Morro do Leme
Morro do Leme
Forte do Leme
Forte do Leme

Uma reserva de morro e floresta quase intocada, o Morro do Leme é rico em belezas naturais. O acesso ao Forte Duque de Caxias se faz em uma caminhada de uns 30 minutos, por entre o morro, em uma estrada de paralelepípedo sinuosa e íngreme em algumas partes. Fica a dica: leve água, pois lá em cima não tem onde comprar.

Veja + fotos do Forte do Leme/Forte Duque de Caxias.

Para quem está acostumado com exercícios, o trajeto é fácil, mas pra quem já tem certa idade ou esta muito tempo parado, pode exigir um pouco de esforço. Mas vale a pena. Logo no inicio da subida pode-se contemplar lindas paisagens. E no final da estrada, se tem uma vista incrível para a praia do Leme e de Copacabana.

Visual durante a caminhada
Visual durante a caminhada
Praia do Leme e de Copacabana
Praia do Leme e de Copacabana

Ao entrar no forte é possível assistir a um pequeno filme sobre a história do forte e conhecer suas dependências. Quando se chega ao topo do Forte do Leme, onde se encontram os canhões, se tem um visual realmente privilegiado. Além das praias de Copacabana e do Leme, você se depara com a Baía de Guanabara, o Pão de Açúcar, o Corcovado, a Praia Vermelha, as ilhas oceânicas e as montanhas da Floresta da Tijuca, incluindo a Pedra da Gávea. Maravilhoso!

Veja + fotos do Forte do Leme/Forte Duque de Caxias.

Canhões do topo do Forte
Canhões do topo do Forte
Pão de Açúcar e a entrada da Baía de Guaabara.
Pão de Açúcar e a entrada da Baía de Guanabara.
Praia do Leme e de Copacabana visto do topo do Forte
Praia do Leme e de Copacabana visto do topo do Forte

Para mais informações entre em contato com o Forte Duque de Caxias (Forte do Leme) pelos telefones: (21) 2275-0100 / (21)3232-5034.

Não deixe de nos acompanhar pelo Facebook, Twitter e Instagram!

Beijos e abraços.

CsV

Author

Designer, blogueiro e empreendedor por natureza, sou amante de fotografia, viagens e da boa culinária. Após meu primeiro intercâmbio, criei uma paixão por viagens. De lá pra cá foram 2 mochilões, 15 países conhecidos, fora as viagens no Brasil. Fascinado por experimentar novos sabores, adoro combinar e inventar novas receitas.

Deixe seu comentário: